Visão geral

Sistema de Franquia

O sistema de franquia é aquele em que o detentor de uma marca (franqueador), mediante regras e diretrizes, autoriza terceiros (franqueados) a distribuir produtos ou serviços relacionados à marca.

No Brasil, o sistema de franquia, com 3.039 redes (2016), movimenta anualmente R$151,2 bilhões (2016) através de mais de 142,6 mil unidades franqueadas (2016).

Vantagens

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Sistema de Franquias BFFC

A BFFC desenvolve, opera, concede franquia e licencia um sistema de restaurantes de fastfood tradicionais e não tradicionais. Unidades tradicionais incluem grandes restaurantes de rua e drive-thru e pequenos restaurantes em shopping centers, aeroportos, postos de gasolina, estádios e faculdades. Unidades não tradicionais incluem lojas de atendimento rápido e quiosques que têm um cardápio mais limitado e operam dentro de lojas de conveniência e onde uma unidade tradicional não seria nem prático nem eficiente.

Cada uma das marcas do sistema BFFC de franquia, tem um Conselho de Franqueados, onde representantes eleitos dos franqueados se reúnem trimestralmente com nossos executivos para discutir os desenvolvimentos atuais e futuros das respectivas marcas, e, através de diversos grupos de trabalho, estudar melhorias em equipamentos, utensílios, produtos, abastecimento, sistema de automação, operações e de gestão.

A BFFC considera extremamente valiosa a comunicação contínua com seus franqueados e representantes e por isso, investe uma quantidade considerável de tempo e recursos para atingir este objetivo, através de extranet, encontros regionais com os franqueados, representantes e organizações de franqueados, bem como uma convenção bi-anual (no caso da marca do Bob’s) e anual (no caso da marca Yoggi).

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Desenvolvimento do Projeto do Restaurante

O franqueado é responsável pela contratação dos profissionais que desenvolverão o projeto do restaurante de acordo com os padrões técnicos e arquitetônicos definidos pela franqueadora e pelo acompanhamento do projeto do restaurante, além das demais atividades relacionadas à instalação e operação da franquia.

Os profissionais e/ou empresas a serem contratadas deverão ser aprovados pela franqueadora e serão responsáveis, além do projeto arquitetônico, pelos projetos para as instalações elétricas, telefônicas, hidráulica, de esgoto, águas pluviais, gás, soda, ar condicionado, exaustão, ventilação, frigorífico, proteção contra incêndio, som, estrutura e assistência à obra. Todos os projetos e obras deverão ser aprovados pela franqueadora.

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Marketing e Publicidade

A BFFC tem o objetivo de aumentar a fidelidade entre o seu mercado-alvo, formado por jovens consumidores de 13 a 25 anos, e atrair os consumidores não familiarizados com seus produtos e restaurantes. Por este motivo, a BFFC, por meio de agências de publicidade, desenvolve programas de marketing e publicidade para todas as redes de restaurantes sob sua gestão, além de manter todos os restaurantes informados e abastecidos com matérias de marketing para pontos de venda.

Todas as despesas com marketing e publicidade de cada marca são pagas por um fundo específico para cada marca. O franqueado é responsável por uma contribuição mensal, percentual sobre a venda bruta de sua unidade franqueada, para esse fundo e anualmente a franqueadora apresenta uma prestação de contas auditada por firma de auditoria externa dos seus recursos e dispêndios.

Além da contribuição mensal de 4% da venda bruta da franquia para o fundo de marketing da marca franqueada, a BFFC reforça a importância do investimento direto do franqueado em propaganda local de seu restaurante e fornece, conforme demanda, materiais profissionais personalizados, como: cartazes, folhetos, banners, mala direta postais, entre outros.

Envolvimento no Negócio

A BFFC entende que quanto mais envolvido estiver o franqueado no negócio da franquia, maiores suas chances de sucesso. Por este motivo, a BFFC reforça a importância da presença constante e permanente do franqueado a frente da operação, gerindo questões administrativo-financeiras, motivando e coordenando a equipe da loja, e atendendo as reclamações de clientes, caso ocorram.

Adicionalmente, a BFFC reforça a importância do investimento direto do franqueado em propaganda local de seu restaurante, além da contribuição mensal para o fundo de marketing da marca franqueada, e fornece, conforme demanda, materiais profissionais personalizados; como: cartazes, folhetos, banners, mala direta postais, entre outros.

A BFFC também reforça a importância da participação dos franqueados nos eventos promovidos pela franqueadora, tais como reuniões de grupos de trabalho, treinamentos, cursos, encontros e convenções.

Assistência Continuada

A franqueadora presta assistência contínua aos seus franqueados através de uma equipe especializada, que visita regularmente os pontos de venda e é capaz de dirimir eventuais dúvidas e orientar sobe as ações necessárias para a melhoria constante do negócio e sua expansão.

A equipe especializada da franqueadora está disponível para atender ao franqueado a qualquer momento através de telefone e e-mail.