Política de Responsabilidade Socioambiental

Em 2011, a BFFC contratou uma consultoria especializada para auxiliar a empresa a estabelecer sua Política de Responsabilidade Socioambiental. O tema prioritário escolhido para nortear as ações a serem implantadas foi “Educação para a Sustentabilidade”. O tema secundário foi “Qualidade de Vida” por conta da natureza do próprio o negócio.

A Política de Responsabilidade Socioambiental da BFFC estabelece diretrizes, normas e procedimentos que assegurem o alinhamento de ações em prol do desenvolvimento sustentável, delimitando estratégias de curto, médio e longo prazo a serem desenvolvidas.

A elaboração da Política de Responsabilidade Socioambiental marca uma nova etapa da BFFC, como resultado da sua maturidade, da reflexão de todas as suas áreas e, acima de tudo, da experiência de muitos anos em formar pessoas, desenvolver produtos, aprimorar serviços e buscar, permanentemente, consolidar suas marcas no mercado.

A BFFC acredita que o desenvolvimento sustentável é capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

É o desenvolvimento sustentável que não esgota os recursos para o futuro.

O mundo tem pela frente o desafio de transformar essa ideia – que parece abstrata – numa realidade para a humanidade. As empresas devem ser responsáveis pelos papéis que desempenham e pelos impactos que podem gerar, tanto localmente, como globalmente.

O consumidor é cada vez mais consciente do peso social e ecológico de suas próprias escolhas. Assim, para empresa garantir a satisfação dos seus clientes terá que fornecer respostas coerentes a tais demandas, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado a esta temática, empenhando-se em atingir resultados positivos voltados para a inclusão social e preservação ambiental.

O debate empresarial sobre a sustentabilidade do planeta deve incluir questões relativas à educação, pois atualmente se vive uma situação de alarme social e ambiental em função das metodologias que falharam na preparação para uma vida sustentável.

E é sobre o alicerce da educação, que a BFFC se compromete a atuar nas áreas econômica, social e ambiental:

  • Econômica: incentivar seus gestores, colaboradores, franqueados e fornecedores para pensarem e buscarem a rentabilidade sempre aliada à sustentabilidade. Estimular o consumo consciente de recursos em suas operações entre clientes e colaboradores.
  • Social: diminuir as desigualdades ao promover a formação profissional para jovens menos favorecidos, portadores de necessidades especiais e pessoas idosas. Apoiar projetos de formação de educadores, preparando-os para participar da construção de um mundo no qual o desenvolvimento sustentável seja uma realidade.
  • Ambiental: capacitar seus colaboradores e franqueados para o uso consciente dos recursos naturais e de energia, no desenvolvimento de projetos arquitetônicos que utilizem materiais ecologicamente corretos e na permanente pesquisa de novos procedimentos e tecnologias que minimizem os impactos ambientais nas operações.

Na Política de Responsabilidade Socioambiental da BFFC estão representados seus valores mais importantes e os compromissos que a empresa assume perante seus stakeholders, a sociedade como um todo e até mesmo com o planeta.
Algumas referências foram utilizadas na elaboração dessa política, entre elas:

  • Indicadores Ethos
  • Indicadores Afras de Responsabilidade Social Empresarial
  • Pacto Global
  • Objetivos do Milênio
  • Balanço Social – Modelo Ibase
  • Programa Pró-equidade de Gênero e Raça

O conjunto de diretrizes da Política de Responsabilidade Socioambiental da BFFC foi planejado até 2015, podendo sofrer mudanças ou reajustes no período. Eles contemplam os seguintes quesitos:

  • Valores, Transparência e Governança
  • Público Interno
  • Meio Ambiente
  • Fornecedores
  • Consumidores e Clientes
  • Comunidade
  • Governo e Sociedade

Estão descritas, aproximadamente, 150 ações, entre elas: criação de Comitês de Ética e Responsabilidade Socioambiental, criação de uma Ouvidoria Geral, aplicação periódica de Pesquisa Organizacional de Clima, adesão ao Pacto Global da ONU, monitorar periodicamente os indicadores do uso de energia e de água, incluir cláusulas de responsabilidade socioambiental nos novos contratos, incluir nos projetos arquitetônicos da BFFC os conceitos de acessibilidade, apoiar projetos que beneficiem as comunidades do entorno das lojas, promover para os seus colaboradores campanhas de conscientização política e sobre a importância do voto etc.